Mulheres dão o tom em live promovida pela Aegea

Mulheres dão o tom em live promovida pela Aegea
Texto: Rosiney Bigattão

Realizada para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a live engajou colaboradores da Aegea de todas as unidades. Eles lotaram os auditórios para acompanhar a conversa inspiradora sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho, além da troca de experiências.

Com mediação da jornalista e apresentadora Valéria Almeida, teve participação de Keilla Martins, coordenadora do programa Respeito Dá o Tom, da Aegea, e de Fernanda Gomes, estrategista de D&I e Employer Branding. Colaboradoras da Aegea deram um brilho maior ao evento.

Igualdade de oportunidades

Por meio de vídeos ou presencialmente, trouxeram a experiência delas com sua atuação no saneamento. Jéssica de Souza, encanadora no Espírito Santo; Raquel Montana, do Vem Com a Gente, de Rondônia; e Camila Monteiro, supervisora de Programação de Serviços da Águas do Rio. 

Com os depoimentos, ficou clara a atuação da Aegea na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva, impulsionando o movimento de igualdade de oportunidades. A atuação nesse começa por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimula o respeito e a valorização das diferenças. ​ 

Compromisso com a liderança feminina

A companhia faz isso principalmente por meio do Respeito Dá o Tom, programa de diversidade e igualdade racial criado em 2017. Em 2022, passou a integrar também a igualdade de gênero.​ Uma das ações neste sentido foi a emissão de metas sustentáveis.

Como evolução de um trabalho consistente e com ações estruturadas, a Aegea assumiu publicamente o compromisso de ampliar a participação feminina na liderança, aumentando a porcentagem de mulheres nos cargos de gestão de 32% para 45% até 2030, além de outras duas metas.

A iniciativa reforça o compromisso da companhia em ir além, e o seu olhar para a contratação, formação e desenvolvimento de lideranças femininas, com base em oportunidades igualitárias. ​Desenvolve ainda programa de mentoria e aceleração da carreira de mulheres.

Prática da escuta ativa

“As mulheres fazem parte de toda a construção da Aegea e de tudo aquilo que a companhia é hoje. Eu vejo o tanto que a Aegea acredita no nosso trabalho. Aqui a mulher tem lugar de fala e pode estar onde ela quiser”, afirmou Keilla Martins. 

A executiva destacou ainda que a prática da escuta ativa foi essencial para a busca da companhia em ser a melhor para o cliente e acolher o feedback do colaborador. “Na Aegea, temos uma busca constante do que pode ser melhorado na empresa como um todo”, completou.

Inspiração que vem das unidades da Aegea

As vivências de colaboradoras que atuam em áreas predominantemente masculinas foram momentos marcantes da live. Como a de Jéssica de Souza, encanadora da Aegea no Espírito Santo, que se sentiu acolhida desde seu início na companhia. 

“Eu entrei na área por inspiração da minha mãe, que já foi bombeira hidráulica. Me interessei muito pelas oportunidades que a empresa oferece às mulheres e pessoas negras. Desde o momento em que comecei, mesmo sem experiência, sempre me deram muito apoio”, contou.

Na Aegea a mulher pode ser o que ela quiser

Camila Monteiro, supervisora de Programação de Serviços da Águas do Rio, lembra que se sentiu inspirada por outras mulheres da companhia. “Da mesma forma que outras mulheres me inspiraram, eu sou inspiração para mulheres que querem, almejam uma melhoria, uma carreira, e a Aegea possibilita isso. Eu digo que na empresa a mulher pode ser o que ela quiser ser e eu sou a prova viva”, compartilhou.

Paixão expressa no Programa Vem Com a Gente

Raquel Montana, da Aegea Rondônia, dividiu a paixão pelo seu trabalho junto ao Programa Vem Com a Gente. “O programa é a proximidade da unidade com o cliente, para estar junto da comunidade, entender o que está acontecendo e o que podemos fazer além”, disse. 

“Meu primeiro contato na Aegea foi com uma mulher, na minha entrevista. Eu estava nervosa, mas ela me acolheu de uma maneira que até esqueci que estava em uma entrevista. A Aegea é essa companhia, que te dá autonomia e te impulsiona, que te respeita pelo seu trabalho e por quem você é”, contou.

Para se inspirar ainda mais

Márcia Costa, VP de Gestão de Pessoas da Aegea, encerrou a live agradecendo e parabenizando todas as mulheres. Reforçou o olhar da companhia com o aumento de mulheres na liderança. “A Aegea tem o compromisso em crescer nessa direção”, afirmou.
No Aegea Blog, você vai encontrar outras histórias inspiradoras, confira. Assista também a live completa no canal do Youtube da Aegea.

Pular para o conteúdo