#ProfissionaisAlémDaConta

Mauro Goncalves

Nome: Mauro Gonçalves do Nascimento Jr

Função: coordenador de Operações

Unidade: Águas de Teresina (PI)

Tempo de Empresa: 4 anos

Formação Acadêmica: Engenheiro Sanitarista e Ambiental

Entrevista a Alexsandro Machado

Me resume em algumas palavras quem é Mauro Gonçalves no dia a dia?

Também sou conhecido como “Mauro do esgoto”, pois sou um amante do sistema de esgoto em si, em toda a sua seja operação, projeto e manutenção. Me considero “workaholic”, com bastante conhecimento técnico-teórico, mas em evolução com o aprendizado diário. Sou de grupo e sempre tento ajudar todos os setores. Tenho muita determinação, gosto de enfrentar desafios e sou focado nos objetivos e metas.

Como é sua rotina de trabalho na Aegea?

Trabalho na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, a maior de Teresina, onde a Águas de Teresina opera atualmente 20 ETEs e 52 elevatórias de esgoto. Além dessas operações na capital do Piauí, a Águas de Teresina opera mais duas ETEs e quatro elevatórias de esgoto em Timon (MA). Junto com um time de 17 colaboradores, sou o responsável pela operação dos sistemas de esgoto dessas duas cidades. A interação com o time é constante, assim como com outros setores da empresa, sejam as equipes de manutenção de rede, da eletromecânica, do setor comercial, etc. Considero minha função mais de gestor, para que minha equipe possa desempenhar o melhor papel possível, no apoio presencial e remoto, quando necessário.

Como foi sua trajetória de crescimento dentro da companhia. Na sua opinião a Aegea dá oportunidade para sua gente?

Sim, considero que a Aegea dá oportunidades para quem realmente quer evoluir e desempenha um bom papel. Minha trajetória mostra bem isso.  Entrei em Barcarena /PA), na Águas de São Francisco, como supervisor de Engenharia, contratado direto pela Aegea, em junho de 2017. Após 11 meses, migrei para a unidade como supervisor de Operações de Água, cuidando também do setor de Eletromecânica e do laboratório. Em setembro de 2018, vim para a Águas de Teresina para cuidar da eficiência operacional de esgoto de Teresina e Timon, no qual fiquei com a parte de melhorias de sistemas. Em fevereiro de 2020, mudei para a Supervisão de Serviços de Recomposição, onde fiquei por 6 meses, no qual pude conhecer o setor de serviços também. E depois, em agosto do ano passado, fui promovido a coordenador de Operações de Esgoto, no qual considero a minha casa.

O que mais te encanta em trabalhar na Aegea?

O motivo do nosso trabalho. Levar saneamento para as pessoas é algo incrível, seja água tratada ou mesmo tratar o esgoto gerado, promovendo saúde para as pessoas e melhoria ao meio ambiente. Especialmente no meu trabalho:  ver a entrada de esgoto bruto e, depois, ele tratado, clarinho, antes de lançar nos rios, é muito gratificante.

Deixe uma mensagem para as pessoas que têm o desejo de fazer parte do time Aegea.

Acredito que toda pessoa deveria trabalhar pelo uma vez na vida em uma empresa como a Aegea. É uma empresa muito dinâmica e responsável, temos um trabalho muito nobre e fazemos de tudo para que os objetivos da empresa sejam alcançados, pois trazem melhorias para todos. Tenho muito orgulho do que faço e do papel que desempenhamos para a sociedade, e, mesmo com os percalços no caminho, é fantástico trabalhar aqui, atuar por causas tão nobres.

Pular para o conteúdo