Prolagos digitaliza ativos do saneamento com projeto premiado

Infra inteligente Prolagos Aegea

Já imaginou ter a oportunidade de poder visitar uma estação de tratamento de água ou esgoto sem sair de casa? Essa comodidade se tornará possível em um futuro bem próximo na Região dos Lagos (RJ). É que a Prolagos iniciou o processo inovador no setor de saneamento: a digitalização dos ativos, que são os equipamentos operacionais, civis e eletromecânicos.

A ação vai melhorar ainda mais a eficiência dos serviços realizados pela concessionária. A atividade começou nesta semana na Estação de Tratamento de Esgoto São Pedro da Aldeia. A Prolagos e a Águas do Rio, concessionárias da Aegea, são as únicas no estado do Rio de Janeiro a usarem esse recurso.

Segundo o assistente administrativo da Eletromecânica, Rodrigo Corrêa, o trabalho é fundamental para o cotidiano da empresa. “No caso da manutenção realizada em cada máquina que operamos, conseguimos fazer alguma intervenção corretiva antes da ocorrência do problema acontecer, pois sabemos de tudo o que já aconteceu”, avalia.

Projeto pioneiro

O mapeamento de cerca de 270 estruturas da concessionária das cinco cidades (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro da Aldeia) faz parte do projeto Infra Inteligente. Com o projeto pioneiro da Aegea é possível criar uma realidade virtual por meio de registros feitos por drones e GPS de alta tecnologia e precisão.

Os equipamentos fotografam os principais pontos das estações de tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto com laser, criando um ambiente em terceira dimensão a partir de três coordenadas, que posteriormente são agrupadas em uma nuvem de informações.

Equipamentos ganham CPF

Outra etapa do projeto é a criação de um código único de identificação que funcionará como um CPF e vai reunir e disponibilizar todas as informações dos ativos para os colaboradores em um software. Após a finalização do mapeamento, os dados poderão ser acessados remotamente pelo site ou aplicativo.

“Estou desde os anos 90 no setor de saneamento e nunca tinha visto algo tão inovador para o setor. A digitalização dos ativos também proporciona otimização do tempo porque poderemos acompanhar todos os maquinários e as estruturas à distância”, comentou o coordenador de Eletromecânica, Armstrong Rodrigues.

Iniciativa reconhecida mundialmente

Inscrito no prêmio da revista O Empreiteiro, único no país que reconhece as iniciativas inovadoras em engenharia e infraestrutura, o Projeto Infra Inteligente se posiciona entre as duas categorias. Já teve reconhecimento na Europa como uma das ações mais inovadoras do mundo no setor.

A previsão é que a digitalização de todas as unidades da Prolagos seja concluída até o mês de julho.

Pular para o conteúdo