Projeto Pioneiros reconhece talentos que podem mudar o saneamento

Projeto Pioneiros reconhece talentos que mudam o saneamento
Texto: Rosiney Bigattão

Os autores dos projetos premiados têm entre 16 a 18 anos e são estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Vivem em Teresina (PI), Matão (SP) e na Região dos Lagos (RJ) e, apesar das diferenças, enfrentam um desafio comum: a necessidade de melhorar suas comunidades por meio do saneamento. 

Este foi o foco das ideias desenvolvidas por eles e premiadas na etapa nacional da 4ª edição do Pioneiros, em evento presencial realizado em 17 de março, em São Paulo. Conduzido pela equipe de Responsabilidade Social do Instituto Aegea, contou com a presença de vários executivos, diretores da companhia e das unidades com projetos vencedores.

O prêmio incluiu uma experiência formativa e cultural na capital paulista. Importante dizer que a maioria dos estudantes saiu de suas cidades pela primeira vez. Os jovens, alguns acompanhados pelos pais, conheceram locais que têm conexão com os compromissos de gênero e raça da Aegea, como o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera.

Além de visitarem outros locais icônicos da cultura paulistana, assistiram a uma palestra inspiradora da 1 MiO – a iniciativa Um Milhão de Oportunidades, a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva. Felipe Gonçalez, da Unicef, contou sobre sua trajetória de vida, desde a favela de Heliópolis, até a formação em Tecnologia para a Educação, no MIT.

“Foi uma palestra inspiradora para os jovens, com o objetivo de mostrar que eles podem acreditar em suas potencialidades e conquistas de sonhos, não temer diante dos obstáculos que a vida pode impor”, disse a analista de Responsabilidade Social da Aegea, Fernanda dos Santos Martins.

Pioneiros é o início de uma jornada transformadora

Para Kércio Yuri Souza Aragão, estudante que participou pela Águas de Teresina e foi premiado na etapa nacional entre os três melhores projetos, sair do Piauí e viajar de avião eram sonhos distantes. “Sou filho de mãe solteira, ela é merendeira e minha avó era costureira”, disse. 

“Estar aqui representa ter vencido na vida, pois quando tinha 12 anos, reprovei na escola em inglês e a professora disse que eu não seria nada na vida. Estou aqui para mostrar que ninguém pode decidir seu futuro, só você mesmo”, afirma.

Ideia premiada é solução de quem vive a falta de saneamento em casa

“Nosso projeto surgiu exatamente disso, por sentirmos a problemática do saneamento em nossas vidas. Venho de uma comunidade carente e via que a maioria do esgoto não tinha um tratamento prévio antes de ir para a sarjeta. Saía da pia da cozinha ou do banheiro direto para a rua. Aí criamos um tratamento intermediário, que pode ser feito dentro da própria casa, pelos moradores”, explica o estudante de Teresina.

Ele trabalhou com Vitor Barbosa Lima no Pioneiros da Águas de Teresina. Seu Esgoto Muda o Mundo propõe uma caixa de limpeza com custo de R$ 10,00. “É voltado para pessoas de baixa renda, pois envolve um custo muito baixo e um retorno muito alto, tanto social quanto financeiro. Melhora o esgoto que vai para a rua, provoca menos entupimentos internos e facilita o tratamento na estação, depois”, detalha. 

Moradora de Teresina implantou o projeto na casa dela

“Teve uma senhora que ficou tão feliz em saber dessa proposta que ela queria levar nosso projeto para casa, durante a apresentação. Explicamos que não podia, mas enviamos um vídeo e ficamos sabendo pelo pessoal de Responsabilidade Social da Águas de Teresina que ela fez na casa dela e deu certo”, diz ele. Essa atuação que movimenta vidas, com inovação e voltados para as realidades locais, é um dos principais objetivos do projeto.

“O Pioneiros funciona como um catalisador, pois são jovens que vivem realidades difíceis, principalmente no Nordeste. Vieram de escolas públicas e foi um desafio terminar o projeto. Todos saem vitoriosos, traz esperança para eles saberem que podem ter uma vida melhor, uma profissão por meio do saneamento e a empresa acaba se renovando”, afirma Jacy do Prado Barbosa, diretor-presidente da Águas de Teresina.

A concessionária já tem vários jovens Pioneiros trabalhando na empresa. Daniela Hanna, que acompanhou a premiação, é uma delas. Vitor Barbosa Lima é o mais novo contratado para a área jurídica da unidade como Jovem Aprendiz. “Queremos contribuir ao máximo para o desenvolvimento desses jovens talentos, estamos aqui para mudar vidas, ampliar cada vez mais essa atuação que transforma o âmbito familiar, as cidades e o nosso Brasil”, disse.

Bolsas de estudo para outra ideia premiada

A dupla vencedora da Região dos Lagos terá um futuro mais promissor na área que escolheram. Além de todo o conhecimento adquirido com o Pioneiros, os dois jovens ganharam da Prolagos uma bolsa de estudos em uma faculdade particular perto de onde moram. “Sem a bolsa de estudos, meu filho não conseguiria cursar uma faculdade, então o que sinto é muita gratidão pela oportunidade, única nas nossas vidas”, disse Márcia de Oliveira, mãe de Vitor Olavo de Oliveira.

O jovem trabalhou junto a Pedro Henrique Fernandes Alves, no projeto Mundo Verde, um jardim de chuva. “É um sistema de drenagem autossustentável, com camadas de espessuras pré-definidas, que utiliza a capacidade máxima de absorção e facilita a infiltração de águas pluviais, evitando toda a problemática advinda da má gestão da drenagem urbana, resolvendo as enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra”, conta Vitor.

“Esses jardins podem ser construídos em locais onde se destinavam lixo, resolvendo também essa séria questão urbana. Escolhemos um dos locais onde mais são registrados alagamentos na Região dos Lagos, quebramos a cabeça para desenvolver o projeto e conseguir apoio das secretarias para a viabilização da ideia. Mas deu certo, aprendemos muito”, contou Pedro Henrique, que é filho de pescador.

Passando o amor pelo saneamento para as próximas gerações

“Temos muito a agradecer aos jovens que nos trazem essa motivação com esses projetos maravilhosos. Tenho certeza que eles vão voar e fazer a diferença na vida de todos, pois têm capacidade para chegar onde quiserem”, disse o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

“Acreditamos que as pessoas precisam conhecer os sistemas de saneamento e isso se dá por meio da vivência da realidade das comunidades que atendemos. O tempo todo estamos atentos à percepção de como o saneamento melhora a vida das pessoas, e isso é muito cativante. Ter a oportunidade de passar esse amor que nós temos para a próxima geração, que é quem vai pegar o bastão, nos incentiva a seguir”, disse. 

Matão: inovação que impacta positivamente a vida de pessoas 

Ajudar a melhorar tanto a vida das pessoas quanto a qualidade do meio ambiente. Assim Jean Vitor Miguelino explica o projeto vencedor da Águas de Matão.  “Desenvolvemos o DAMA, o Dispositivo de Auto Medição de Água, que pode ser conectado e de qualquer lugar do mundo a pessoa terá acesso aos dados. Com os indicadores, é possível reduzir o consumo, as perdas e ter um planejamento de todo o sistema”, explica.

Para Erick Levy Balieiro Silva, o outro autor do projeto, o sentimento é o de ter feito algo importante. “Temos que deixar uma marca no mundo, essa é a minha meta, além de ter colaborado para o nosso planeta terra com uma proposta que pode reduzir as perdas de água, um problema tão sério em nosso país, entre outras possibilidades, nosso objetivo maior é criar melhorias para todos”, afirma.  

Garantir o acesso ao saneamento requer o envolvimento de todos

“Cuidar das pessoas é parte do nosso negócio, não escolhemos a quem levamos saneamento – estamos nas cidades para levar os nossos serviços para todos”, disse a diretora-presidente da Águas de Matão, Silvia Letícia Tesseroli. “Trazer a comunidade para participar da premiação é muito importante, porque não se faz saneamento sozinho. Nada melhor do que trazer os jovens para pensar o futuro e nos ajudar a inovar cada vez mais, agora, pois tem apenas 54% do país com coleta de esgoto. Não tem como pensar em universalização sem a criatividade dos jovens, vamos plantando sementinhas nas escolas, permeando pela sociedade qual a importância dos serviços tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas.

Transformação social e horizontes ampliados

A coordenadora de Responsabilidade da Aegea, uma das responsáveis pelo Pioneiros, Lisandre de Assis Dauber, acredita que ele é um projeto de transformação social. “Os jovens participam de uma jornada, mergulham na concessionárias, são acompanhados de perto pelos tutores, que têm um papel fundamental e os orientam até o final da execução. Os pais também têm muita relevância nessa jornada tão enriquecedora para todos nós”, afirma ela.

Outro ponto importante é que, ao ampliar os horizontes dos estudantes, das famílias e dos profissionais envolvidos, o Pioneiros se conecta ao propósito da Aegea. “Movimentar vidas levando saúde, dignidade e educação para a população atendida – tudo isto é refletido no projeto”, diz. “Ao longo do projeto, os jovens são provocados a olhar para suas comunidades e o resultado, no final, traz melhorias enormes para o saneamento como um todo”, pontua.

Troca importante para o desenvolvimento de todos

“Os jovens é que vão garantir o crescimento da companhia”, assim resume a importância do Pioneiros para a Aegea. A definição é de Fabianna Strozzi,  diretora de Gestão de Pessoas, Academia, Cultura e Diversidade da Aegea. “Geralmente, os do Pioneiros são as nossas portas de entrada, são eles que iniciam a carreira com a empresa e podem ter uma trajetória longa na companhia. Na Academia Aegea, a proposta é levar dignidade por meio da educação, fomentando o sucesso deles no mercado de trabalho, que independe da Aegea”, afirmou no evento.  

“Com o Pioneiros, os estudantes saem transformados e, ao trazer suas vivências, nos renovam. Há uma integração entre eles, suas famílias, os tutores – que são colaboradores voluntários – e praticamente todas as áreas da empresa. O aprendizado que os jovens têm serve para qualquer lugar onde forem atuar. Nossa busca é que se desenvolvam como pessoas, cultivando valores de cooperação, trabalho em equipe e senso de compromisso. É uma jornada de vida”, disse Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, no evento.

Apoio dos pais é essencial para sucesso do Pioneiros

Alguns pais acompanharam os filhos na agenda da premiação e deixaram transparecer orgulho pelas conquistas dos filhos. “Busco educar pelo exemplo e sempre disse ao meu filho que estudando ele conseguiria os objetivos. Hoje, Erick se destaca, já entrando no mercado profissional, apesar da pouca idade que tem”, disse o pai, José Sérgio Balieiro Silva. 

O estudante Jean Vitor Miguelino tem deficiência visual. O pai dele, Junior Miquelino, contou emocionado que quando o filho tinha cinco anos, o médico disse que ele nunca conseguiria dirigir um carro, uma moto, mas se estudasse, iria longe. “Nós nunca deixamos de incentivar, apesar das dificuldades, e ele sempre buscou o melhor para ele. Agradeço à Aegea por esse reconhecimento o levará ainda mais longe”, disse.

Assertividade vem da imersão no universo do saneamento

Para conseguir ser tão assertivos, o Pioneiros oferece aos participantes uma imersão no dia a dia das concessionárias. Durante quatro meses, os estudantes conhecem todos os processos de uma empresa de saneamento, aprendem sobre a dinâmica de serviços oferecidos. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.

Mais sobre o Projeto Pioneiros

O projeto acontece desde 2019 e foi criado com o objetivo de estimular o pensamento inovador de estudantes do Ensino Médio sobre sustentabilidade, saneamento e perspectiva profissional. Após conhecer como funciona a operação de saneamento de sua cidade, os jovens protagonizam projetos que podem contribuir para a melhora da qualidade de vida de sua comunidade. 

Detalhes dos premiados

ÁGUAS DE MATÃO

Projeto: Dispositivo de Auto Medição de Água.

Autores: Erick Levy Balieiro Silva e Jean Vítor Miquelino.

O projeto visa o desenvolvimento de um dispositivo que coleta os dados da quantidade de água que sai do reservatório para o sistema de distribuição e do consumo do cliente e os envia para um banco, possibilitando à empresa acessar as informações em tempo real.

ÁGUAS DE TERESINA

Projeto: Seu Esgoto Muda o Mundo.

Autores: Vitor Barbosa Lima e Kercio Yuri De Souza Aragão

O projeto almeja a construção de uma caixa de gordura com materiais de baixo custo e valor acessível à população em situação de vulnerabilidade, proporcionando o tratamento de esgoto e reduzindo os impactos ambientais.

PROLAGOS

Projeto: Mundo Verde

Autores: Pedro Henrique Fernandes Alvez e Vitor Olavo de Oliveira Castro Moreira.

A ideia do projeto é promover a drenagem urbana sustentável, por meio de jardins de chuva, como forma de solucionar a problemática dos alagamentos, inundações e lamaçais.

Pular para o conteúdo