Projetos de jovens de escolas públicas que contribuem para um mundo melhor

Projeto Pioneiros

Mais de 180 estudantes do país participaram da terceira edição do Projeto Pioneiros. Depois de palestras, workshops, atividades de campo e muita orientação, desenvolveram projetos com foco nas comunidades onde vivem.

O resultado foi soluções para reaproveitar materiais, cuidados adequados com óleo, aulas sobre encanamento, projetos educacionais e de orientação para a população.

Na etapa final, nove projetos participaram da premiação nacional, realizada em evento pelo Youtube no dia 08 de fevereiro. O Aegea Blog traz aqui alguma das ideias transformadoras desses jovens criativos e inovadores.

Boa Encanação para Todos

Os jovens Fernanda Colaço e Djavan Santos venceram a etapa nacional do Projeto Pioneiros com o projeto Boa Encanação para Todos. Tendo como tutora a coordenadora de Engenharia da Águas de Timon, Nayara Dumont, a dupla vencedora propôs uma capacitação de líderes comunitários.

Por meio dela, os líderes vão conseguir identificar vazamentos internos nas residências do município maranhense, visando a redução do índice de perdas de água e a emissão de contas com alto valor para os clientes.

A emoção em conquistar o 1° lugar foi exaltada pelos estudantes. “É um momento incrível. Agradecemos a todos da Águas de Timon que nos ajudaram a montar esse projeto e a conquistar o 1º lugar na etapa nacional”, destacou Djavan Santos.

“Somos só agradecimentos a todos que nos apoiaram e contribuíram para superar os desafios. Precisamos sempre buscar novas oportunidades de conhecimento e contribuir de forma efetiva para a melhoria da nossa cidade e essa é uma de nossas entregas’’, pontuou a jovem Fernanda Colaço.

O Pioneiros faz uma diferença grande para as comunidades envolvidas com os alunos participantes, segundo o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado. “É um projeto que gera oportunidade para as comunidades e um momento marcante para a melhoria do saneamento da cidade”, disse.

Reaproveitar e Transformar

O 2º lugar ficou com Reaproveitar e Transformar, realizado pelos alunos Alessandro Lima da Silva e Evellyn Costa de Carvalho, por meio da Águas Guariroba (MS). De acordo com a dupla finalista, o projeto trouxe uma grande oportunidade ao acompanhar e desenvolver temas voltados à inovação.

Eles pensaram em ações sustentáveis e o descarte correto de lixo eletrônico. “Foi uma ótima experiência e satisfatória ver que o projeto pode ser aplicado futuramente. É um trabalho conjunto que foi se desenvolvendo, avançando cada vez ainda mais na iniciativa de preservação ambiental”, afirma a aluna Evellyn Costa de Carvalho.

“O projeto foi elaborado em parceria com o nosso tutor após várias reuniões pelo Programa Pioneiros. Uma experiência única poder acompanhar cada passo do trabalho e que agora traz um resultado importante no conceito de preservação da água e na destinação correta do lixo eletrônico”, destaca o aluno Alessandro Lima da Silva.

O Projeto Pioneiros contou também com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). O objetivo é aprofundar o conhecimento dos jovens do ensino médio da rede pública sobre o mercado de trabalho, as diferentes áreas e serviços de infraestrutura e saneamento.

Sistema de Horta Autossustentável

Já o 3º lugar foi para o projeto Sistema de Horta Autossustentável, desenvolvido por Jéssica Miriam Rodrigues Teodoro e Rayssa de Almeida Carvalho, alunas que participaram do Pioneiros na Águas de Vera (MT), da Regional 1 da Aegea. “Elas se debruçaram em um projeto que vai beneficiar toda a comunidade”, disse o diretor-presidente da Águas de Vera, Eduardo Lopes

OUTROS FINALISTAS

Água se Reaproveita

A estudante Alexia Hester Silvero Machado Duarte venceu a etapa estadual do Pioneiros em São Francisco do Sul (SC). O trabalho Água se Reaproveita tem foco no reaproveitamento da água do tratamento da estação de tratamento de esgoto (ETE).

A proposta é  promover o uso sustentável dos recursos hídricos e  seu reaproveitamento. Na defesa do projeto, a estudante pondera  que a água reutilizada é um bom exemplo de como é possível evitar o desperdício. 

Alexia conta que desenvolveu o trabalho pensando em um modelo que pudesse ser aplicado na prática. “Participar do Pioneiros foi muito gratificante, principalmente porque tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da concessionária”, disse a estudante que ainda não definiu qual carreira profissional deve seguir.

Para a professora Daiane da Silva, que acompanhou todo o trabalho da estudante vencedora,  a iniciativa da concessionária de  levar  o projeto para São Francisco do Sul foi muito importante, principalmente por proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre o sistema de tratamento de água e esgoto.

Educação e Meio Ambiente

Moradora da zona Sul de Manaus, Yasmim Ramos de Souza, de 15 anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio. A estudante amazonense idealizou o projeto chamado Educação e Meio Ambiente, voltado para a conscientização ambiental de crianças entre 5 e 10 anos.

O objetivo de Yasmim é promover oficinas lúdicas que estimulem o interesse infantil em temas como saneamento básico, reciclagem e sustentabilidade, em parceria com a associação de moradores do bairro de Petrópolis.

A ideia de Yasmim foi abraçada pela Águas de Manaus e receberá todo apoio da concessionária para sair do papel. A previsão é que as oficinas idealizadas pela estudante sejam colocadas em prática e que a estudante receba a tutoria de profissionais da empresa para executar as oficinas.

“Fico muito orgulhosa e feliz em saber que minha ideia vai se transformar em algo real. Antes de ter contato com o Pioneiros, eu não tinha noção do quanto o saneamento está presente no nosso dia a dia. Como a educação é a base de tudo, nada melhor do que levar um pouco de conhecimento até a minha comunidade e estimular isso desde a infância”, resumiu a estudante.

Aplicativo Colaborativo

Com a proposta de um Aplicativo Colaborativo para informações sobre irregularidades, como ligações clandestinas e vazamentos, os jovens Luan dos Anjos, de São Pedro, e Matheus Silva, de Iguaba, foram finalistas na Prolagos (RJ).

“O projeto Pioneiros foi uma experiência muito boa, onde tivemos a oportunidade de conhecer várias áreas novas. Nossa ideia foi apresentar algo novo para a empresa e para o público de todas as cidades da área de concessão”, explicou Luan.

A dupla escolheu o setor de Tecnologia da Informação para desenvolver o projeto. “Desde o momento em que fomos escolhidos como tutores, ficamos muito felizes e motivados. A Prolagos investe muito em tecnologia, que engloba todas as áreas da companhia. Nossa função foi demonstrar o papel da tecnologia da informação em uma empresa de saneamento e como ela faz a integração entre todas as equipes”, pontuou Michel Max, analista de TI.

Mais sobre o Projeto Pioneiros

A Aegea acredita que participar ativamente das comunidades onde atua fortalece projetos que contribuem para a melhoria da vida dos habitantes desses locais. Por isso, criou o Projeto Pioneiros, que incentiva o desenvolvimento criativo e inovador de jovens de escolas públicas. A iniciativa busca não apenas o avanço nos IDHM dessas comunidades, mas também a expansão de ideias para entregar um futuro com saneamento básico ao maior número de brasileiros.

Pular para o conteúdo