Sistema de topografia com inteligência artificial

Sistema de topografia com inteligência artificial

A Mirante, Parceria Pública-Privada da Aegea em Piracicaba (SP), implantou um sistema de mapeamento de foto aéreo que utiliza inteligência artificial nas operações de topografia.

A tecnologia envolve a utilização de um drone, que faz o mapeamento prévio da área, e possibilita o registro dos dados em 3D, que permite a elaboração de projetos mais realistas.

No novo sistema, os pontos topográficos são coletados, demarcados e captados pelo drone, que envia o mapeamento em tempo real para um software controlado pela área de Inovação da Aegea, no Centro Administrativo Aegea, o CAA, em Santa Bárbara d’Oeste, SP.

Depois, as imagens são processadas e enviadas à área de Engenharia da Mirante, que dará continuidade às próximas etapas.

No processo anterior, o engenheiro fazia a demarcação por um método manual de todos os pontos da área a ser estudada, o que levava cerca de dois dias para concluir essa metodologia.

Com a adoção do novo sistema de inteligência artificial, o procedimento é finalizado em três horas. O novo método foi submetido a estudos preliminares que envolveram testes e treinamentos para a operação do sistema.

A concessionária realizou também uma reformulação do processo e internalizou o trabalho de topografia, que antes era executado por meio da contratação de empresa terceirizada.

Com o novo método, além da economia financeira, o atendimento será agilizado com otimização do tempo de execução e gestão mais autônoma do projeto. O procedimento confere ainda maior de controle e fiscalização ao processo.

Mais sobre inteligência artificial
Segundo projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados em 29 de setembro, a inteligência artificial “funciona por meio de programações usadas em sistemas computacionais, aplicativos ou mesmo máquinas que permitam ao programa aprender a perceber, interpretar e interagir com o ambiente externo, fazendo predições, recomendações ou classificações ou tomando decisões”. Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Pular para o conteúdo