Resultados da Aegea em 2021 comprovam liderança e crescimento com sustentabilidade

Menina
Texto: Rosiney Bigattão

Um crescimento de 27% na receita líquida, o início de quatro novas operações no último ano e um trabalho contínuo para recuperar rios, lagoas e mares por meio da expansão do tratamento de esgoto.

Esses são apenas alguns dos resultados do balanço da Aegea feito por auditores independentes. Foram analisados o último trimestre de 2021 e os doze meses de 2021, em comparação aos mesmos períodos do ano anterior.

Clique e assista ao vídeo com os resultados da Aegea em 2021.

Liderança que se reverte em benefícios para a população

Os números comprovam a liderança da Aegea, que tem 49% do mercado privado, enquanto as outras têm 51%. A empresa segue entregando resultados consistentes, movimentando vidas nos 154 municípios de atuação. As economias atendidas – ligações de água ou esgoto – cresceram 14%.

A Ebitda cresceu 45%, atingindo R$ 1,8 bilhão. Ebitda é a sigla em inglês para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Pode ser traduzida por lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.   Ela traduz o quanto a empresa está sendo eficiente e quanto está gerando com suas atividades operacionais.

O lucro líquido cresceu 49%, chegando a R$ 587 milhões. Tudo isso se reverte em investimentos e benefícios para as pessoas atendidas, em um trabalho contínuo que leva mais saúde e qualidade de vida aos moradores dos municípios de atuação. Por meio dele, a busca pela universalização do saneamento no Brasil.

Com esse jeito de atuar, a Aegea venceu disputas acirradas e firmou três novas Parcerias Público-Privadas. As PPPs Ambiental Metrosul (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre; a Ambiental Cariacica, no Espírito Santo; e a Ambiental MS Pantanal, no interior de Mato Grosso do Sul.

Manaus vem com a gente

Resultados positivos

Um dos exemplos dos resultados positivos com o crescimento da Aegea está em Manaus (AM). Com a atuação da empresa, por meio do Programa Vem com a Gente, aumentou em 24% o número de famílias com acesso à água tratada na capital do Amazonas.

No Rio de Janeiro, onde está uma das quatro novas unidades, a Águas do Rio, a maior concessão privada do setor, o trabalho está sendo transformador. Mais de 1.000 colaboradores vão de casa em casa regularizando as conexões e incluindo as famílias na Tarifa Social.

Pescadores

Sustentabilidade e recuperação ambiental

Além disso, os resultados da Aegea mostram que a empresa trabalha também para recuperar rios, lagoas e mares por meio da expansão do tratamento do esgoto.

Com a ampliação dos serviços, em 2021 a Aegea evitou que mais de 200 bilhões de litros de esgoto, o equivalente a cerca de 80 mil piscinas olímpicas, fossem despejados na natureza, coletando e tratando o efluente.

Na Região dos Lagos (RJ), os investimentos em saneamento da Prolagos resultaram no renascimento da Lagoa de Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo.

A volta das atividades turísticas e esportivas, safra recorde de pescados e a presença de cavalos-marinhos atestam a boa qualidade da água e recuperação do corpo hídrico.

Premiações e reconhecimento

Ouro na premiação Época Negócios 360, no setor Água e Saneamento. A Aegea também ficou em primeiro lugar na mesma categoria no anuário Valor 1000, ranking que traz as melhores de seus setores.

Pelo segundo ano, foi listada no Valor Grandes Grupos – ranking com as 200 maiores organizações do país, ocupando a 8ª posição na categoria Rentabilidade Patrimonial.

A empresa também foi listada na 7ª edição do prêmio Valor Inovação. Foi  uma das vencedoras da premiação do Instituto de Auditores do Brasil, IIA May Brasil 2021, que premia as empresas que mostraram, da melhor forma, o valor e a importância da auditoria interna.

O Relatório Anual de Sustentabilidade da Aegea obteve a segunda melhor pontuação no prêmio Abrasca de Relatório Anual. Publicado desde 2011, segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), reconhecidas mundialmente pela transparência e comprometimento com a integração das informações operacionais aos impactos econômicos, ambientais e sociais.

Saiba mais

Os resultados serão apresentados em teleconferência ao vivo na manhã de 23 de fevereiro, nas versões em português, 10h00 no horário de Brasília, e 11h00 para a versão em inglês. Depois, o áudio da teleconferência fica disponível no site da Aegea.

Pular para o conteúdo