Pisar no freio salva vidas — no trânsito e na rotina. Desacelerar diante das pressões do dia a dia é um ato de autocuidado. E é essa reflexão que move a Campanha Maio Amarelo 2025 da Aegea, que se inspira na nacional e traz o tema “Desacelere, cuidar da vida é nossa prioridade” com o olhar voltado à cultura da empresa e à segurança de todos.
Desacelerar em um mundo tão exigente, onde estamos constantemente correndo, pode ser um desafio, mas é essencial diante dos números de acidentes de trânsito.
Números que preocupam
O Brasil ainda enfrenta uma epidemia silenciosa nas ruas. Em 2023, quase 35 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, segundo o DataSUS. São, em média, quatro mortes por hora.
Nas rodovias federais, o cenário também é grave: foram mais de 73 mil acidentes em 2024, resultando em 6.160 mortes — aumento de 10% em relação ao ano anterior.
No Rio de Janeiro, a preocupação se intensifica com o crescimento de 702% nas ocorrências envolvendo veículos de micromobilidade, como patinetes e ciclomotores.
“Chegar mais rápido não significa desrespeitar a legislação ou correr riscos. A diferença de um ou dois minutos não compensa o perigo de um acidente”, destaca Marcos Victor Lopes, gerente de EHS da Águas do Rio, unidade da Aegea no estado.
Conscientização que vai além de maio
Para mostrar a importância da participação de todos na campanha do Maio Amarelo, unidades da Aegea em todo o Brasil promovem ações educativas com foco na segurança viária e no ambiente de trabalho durante todo o mês.
Ambientações temáticas, divulgação de materiais informativos e a distribuição de duas cartilhas exclusivas fazem parte da campanha. E, como em anos anteriores, condutores exemplares serão reconhecidos.
Mais do que alertar sobre os riscos, a proposta é fomentar atitudes conscientes e responsáveis que evitem acidentes e fortaleçam o compromisso coletivo com a vida.
O objetivo é mobilizar a população e os colaboradores em todas as unidades a adotarem atitudes conscientes e responsáveis que ajudem a prevenir acidentes e preservar vidas.
A 6ª Regra de Ouro de Segurança da Aegea
Na Aegea, segurança no trânsito é um valor que se traduz em práticas. Uma prova disso é a inclusão do tema entre as 10 Regras de Ouro da companhia. A 6ª regra reforça o cuidado com veículos e equipamentos móveis.
“Cada cidadão é responsável por uma construção de uma sociedade mais consciente e isso também reflete no mundo corporativo”, afirma Ana Maria Pattaro, gerente de EHS da Aegea. “Para conduzir veículos e equipamentos móveis, mantenha habilitação e treinamento válidos e opere com autorização da liderança imediata”, essa é a 6ª Regra de Ouro da Aegea, explica ela.
Essas diretrizes compõem uma agenda contínua de saúde e segurança, voltada à integridade física de todos os colaboradores e ao cuidado mútuo.
Convite à reflexão: desacelerar é preciso
Como cuidar da vida no trânsito? Desacelerando. A campanha deste ano propõe mais do que uma mudança de comportamento no trânsito. É um convite para prestar atenção ao ritmo, olhar ao redor e agir com mais empatia. Diminuir a velocidade e lembrar que nada é mais valioso do que chegar ao destino com segurança.
Desacelerar significa refletir, fazer escolhas mais conscientes e lembrar que valorizar a vida é sempre o mais importante.
Conhecimento para mudar atitudes
Diante do crescimento no número de acidentes, o Maio Amarelo ganha ainda mais relevância. A proposta é ampliar a conscientização tanto de motoristas que dirigem a serviço quanto daqueles que o fazem em sua rotina pessoal. Segundo a gerente de EHS da Aegea, Ana Maria Pattaro, os condutores devem aprimorar suas habilidades para tornar a condução mais consciente e segura.
“São várias abordagens durante a campanha e nas duas lives vamos trabalhar com direção defensiva, atenção no trânsito e foco na prevenção. A Operação Lei Seca, que trata da mudança de comportamento em relação ao álcool e direção, será o tema da palestra de encerramento. Será uma das ações mais impactantes, pois contará com relatos de pessoas que sofreram acidentes e tiveram suas vidas transformadas. Por isso trazemos a palavra desacelera, que está diretamente ligada à percepção e à mudança de atitude”, explica a gerente.
A outra live temática será conduzida por Ronaldo Brito para os colaboradores da empresa, com o objetivo de apresentar técnicas de direção defensiva e cidadã, além dos fundamentos para uma condução segura.
Orientação para motociclistas
Sem utilizar motocicletas na operação, a Aegea mantém atenção aos riscos no trajeto casa-trabalho. A técnica de Segurança da Aegea, Amanda Cordeiro Torrezan, reforça que os cuidados com a direção de motocicletas são outro foco da campanha. É o tema de uma das cartilhas da empresa, em razão da frequência de ocorrências envolvendo esse tipo de veículo.
“Mesmo que a empresa não utilize mais motos — nem próprias, nem de terceiros — em sua operação, é um tema importante para nós. A cartilha tem como objetivo reforçar a segurança dos colaboradores no trajeto casa-trabalho”, afirma.
O Aegea Blog vai trazer mais detalhes sobre ações que vão te inspirar a cuidar de você e de quem está ao seu lado, acompanhe.