Aegea reconhecida por padrões em auditoria interna e governança

Aegea reconhecida por padrões em auditoria interna e governança

A Aegea recebeu a certificação de qualidade Quality Assessment do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), atestando que a companhia cumpriu os mais elevados padrões em auditoria interna. 

Na certificação, são analisados aspectos como a conformidade dessa função na empresa às normas definidas na Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF, em inglês) e outros regulamentos que afetam a profissão. 

Desde 2013, que marca o início das atividades de reconhecimento da IIA Brasil, apenas 30 companhias conseguiram o certificado. Por tudo isso, ele se tornou um reconhecimento pela relevância da governança corporativa.

Alinhamento da Aegea aos princípios ESG

“Nosso modelo de negócio tem como base o alinhamento aos princípios ESG, e buscamos sempre formas de nos alinhar com os mais altos padrões de governança e integridade. Por meio dela, conseguimos manter ativos os mecanismos de gestão de risco do negócio, bem como as relações éticas e íntegras com stakeholders”, aponta Percival Gratti, diretor de Auditoria, Riscos e Controles Internos da Aegea. 

O processo para obtenção da certificação começou em 2020, com a reestruturação completa da área de Auditoria, culminando com a Quality Assessment ao final de 2022. 

Com a aderência às normas da IPPF pelo setor, foram criadas e aprimoradas metodologias, levando a uma melhor execução e gestão dos trabalhos, assim como um maior valor agregado para o público interno e externo.

Primeira empresa de saneamento a obter a certificação ISO 37001

Outro exemplo de adoção das melhores práticas em governança é a certificação ISO 37001, de Gestão Antissuborno. Ela abriga uma série de regras internacionalmente reconhecidas para colaborar com os programas de compliance das empresas.

A certificação faz o alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno. A Aegea foi a primeira companhia do setor de saneamento a obter essa certificação, em 2018, renovando-a por duas vezes seguidas, reforçando o compromisso da empresa com a ética e a integridade.

A companhia também tem um Programa de Compliance, conduzido pela Diretoria de Integridade, que responde ao Conselho de Administração e ao Canal de Ética, totalmente independente.  

A governança também se aplica aos temas ESG, que tem um Comitê Executivo específico, com metas e compromissos vinculados a eles, como a remuneração variável de executivos, além de asseguração independente do relatório anual de sustentabilidade.

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil

O IIA Brasil é uma entidade civil, sem fins econômicos, afiliada ao The Institute of Internal Auditors (IIA Global). Assim como o IIA Global, o instituto brasileiro tem como objetivo promover o valor dos Auditores Internos nas organizações, proporcionar condições para o desenvolvimento e para a capacitação dos executivos do setor. 
O IIA Brasil realiza Avaliações Externas da Qualidade (Quality Assessment) nos departamentos de Auditoria Interna nas organizações do setor público e privado, por meio de uma análise detalhada de sua conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna contidas no IPPF (International Professional Practices Framework).

Pular para o conteúdo