As 100 obras no Rio na transformação que vai além do saneamento

Obras no Rio de Janeiro

Após pouco mais de quatro meses do início da fase operacional na concessão da Aegea no Rio de Janeiro, a empresa comemora o andamento dos trabalhos no Estado. A Águas do Rio (RJ) tinha uma meta robusta de realizar cerca de 100 obras de infraestrutura logo nos primeiros meses de atuação. 

Esforços da Aegea se somam ao apoio da população 

As intervenções no saneamento por meio da concessionária já começaram a transformar a realidade das 27 cidades da área de abrangência. Só na região leste do estado foram instaladas cerca de 13,3 km de novas redes de água. Uma média de 5.450 pessoas nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e no 3º distrito de Saquarema foram beneficiadas. 

“Eficiência operacional e responsabilidade social estão entre os pilares essenciais que norteiam a atuação da companhia, pois auxiliam na manutenção do equilíbrio entre o alcance de metas e a transformação socioeconômica que a Aegea promove por onde passa”, destaca o CEO da Aegea, Radamés Casseb.

Transformar vidas por meio do saneamento

A empresa carrega em seu DNA a responsabilidade de transformar vidas por meio do acesso ao saneamento e do desenvolvimento socioeconômico do país. A motivação para este compromisso se deve ao fato de elementos básicos, como a água e o esgoto tratados, em pleno século 21, ainda representarem uma realidade distante para parte da população brasileira. 

Dados do Instituto Trata Brasil apontam que apenas 50,8% dos esgotos do país são tratados e que ainda existe uma lacuna de aproximadamente 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada.  Por conta disso, o pacote de obras caminha lado a lado com os esforços para ampliar o alcance da Tarifa Social. 

Legado Aegea

O legado Aegea está presente em diversas áreas onde a empresa atua, seja em pequenos, médios ou grandes centros. Assim como em Manaus, capital do Amazonas, as cidades atendidas no Rio de Janeiro também apresentam um volume considerável de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Por isso, a Tarifa Social, que reduz o valor da conta de água e esgoto para famílias de baixa renda, tem sido uma importante ferramenta para a melhoria da realidade socioeconômica das comunidades. Um trabalho que vem sendo feito no Amazonas pela Águas de Manaus (AM).

Cuidado com a população mais vulnerável

A preocupação com a população mais vulnerável fez com que a Águas do Rio implementasse o Programa Vem Com a Gente. Agentes de saneamento da empresa vão de porta em porta. Fazem uma espécie de censo, em que são atualizados os dados cadastrais e vistoriadas as redes de água e de esgoto existentes. Se forem necessários reparos e melhorias, os pedidos são encaminhados à empresa. 

Comprovante de endereço traz dignidade

Esta abordagem permite a realização de novas ligações no sistema formal e a promoção da inclusão na Tarifa Social. Nas nove cidades atendidas na Baixada Fluminense, quase 40 mil imóveis já estão cadastrados e passaram a ter um comprovante de residência. 

Regularizar o abastecimento de sua residência e receber água tratada para a família são conquistas importantes. E ter pela primeira vez um comprovante de residência traz a garantia ao cidadão de ter a dignidade que ele merece. Sem o comprovante, ele não tem acesso a uma série de outros benefícios.

Valorização de mão de obra local 

O impacto social da atuação da Aegea no Rio de Janeiro também se dá na geração de empregos e aquecimento da economia local. A previsão é a de gerar 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. As contratações andam a todo vapor, com um foco especial nos moradores das comunidades.

Apenas para o Vem Com a Gente foram contratados 1.300 colaboradores de comunidades como Mangueira e Barreira do Vasco. Todos os 76 participantes do Programa Jovem Aprendiz são oriundos dessas áreas. Nayara Fernandes de Vasconcellos, de 20 anos, da comunidade do Boaçu, em São Gonçalo, é uma delas.

“Não é um emprego qualquer. É uma empresa grande, que além do salário, plano de saúde e odontológico, vales transporte e refeição, vai investir na nossa qualificação profissional. Estou muito empolgada e esperançosa com o que vem pela frente,” afirma Nayara.

Comprometimento dos profissionaisPara o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, os resultados positivos são fruto do trabalho diário e do comprometimento de todos os profissionais da empresa. “Contamos com colaboradores que foram contratados e capacitados para avançarmos com os nossos serviços, num curto espaço de tempo, e alcançarmos números significativos. O engajamento dos líderes comunitários, a parceria dos governos estadual e municipais e a confiança da população reforçam a trajetória para a universalização do saneamento básico”, conclui.

Pular para o conteúdo