Glocal discute comunicação, periferia e transformação social

GLOCAL Experience escola Águas Rio Aegea

Na Arena de Diálogos na tarde de segunda (11/07), o tema foi Música, Periferia e Transformação Social e, na sequência, Comunicação e Mudanças Climáticas. Para falar do assunto e questionar se a periferia tem ou não voz na sociedade, estavam no palco o rapper, compositor e artista Marechal, que se tornou conhecido por não fomentar a guerra comercial no mundo do rap. Para ele, o rap é mensagem antes de ser música.

Partilhando dos mesmos ideais, Sant, que apesar de ser considerado um dos principais nomes da nova geração do rap nacional, aos 25 anos se “aposentou”, ficou três anos afastado, repensando seu trabalho. “A gente teve que aprender a ser autossuficiente, temos que aprender agora a parar de se boicotar”, disse ele, sintetizando que é preciso acreditar no poder que os jovens da periferia podem ter, juntos, para serem ouvidos.

O poder das comunidades

Na platéia e circulando entre os estandes da Glocal Experience, estavam líderes comunitários da Região Metropolitana do Rio. Eles foram convidados pela Águas do Rio, que acredita no poder de comunicação das comunidades. Nos municípios onde atua, a concessionária faz um trabalho constante para se aproximar dos líderes comunitários e entender suas necessidades.  Um dos programas nesse sentido é o Afluentes.

Por meio das equipes de Responsabilidade Social e das superintendências regionais, a concessionária fez a interlocução e indicou distintos públicos para a Glocal, que disponibilizou ônibus para os diversos grupos. Além das lideranças, estão tendo oportunidade de ampliar conhecimento e participar ativamente da Glocal Experience, estudantes de escolas públicas, idosos, representantes de quilombolas e das comunidades.

No primeiro dia do evento, no sábado, estiveram na Marina da Glória 75 alunos, entre 3 e 18 anos, da rede pública de Magé, que puderam aprender mais sobre sustentabilidade, meio ambiente e como cada um pode participar da construção de um planeta melhor para todos. Até o dia 17, está prevista a participação de 1.200 pessoas das diferentes comunidades onde a Águas do Rio. Tudo para ampliar o experimento para imaginar futuros que é a Glocal.

Mais sobre a Glocal Experience

Patrocinada pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, a Glocal Experience está sendo realizada na Marina da Glória (RJ). A reflexão e o debate propostos reforçam a importância do trabalho em conjunto para que as metas da Agenda 2030 da ONU sejam alcançadas. Saiba mais em: glocalexperience.com.br

Pular para o conteúdo