Projeto aproxima colaboradores e gera pertencimento

Projeto aproxima colaboradores e gera pertencimento
Texto: Rosiney Bigattão

Para que servem os materiais e equipamentos que são comprados pelo meu setor e usados na estação de tratamento de esgoto? Como é feito o tratamento de água? Apesar de todo o treinamento recebido, dúvidas assim são comuns para quem trabalha em escritórios, como o Centro Administrativo Aegea, e não tem muito claro como acontecem os processos de saneamento.

Para mostrar os serviços de água e esgoto na prática, o time de Gestão de Pessoas elaborou um projeto que já é um sucesso: viagens entre escritórios e unidades da Aegea, no interior de São Paulo. Uma vez por mês, uma van parte de Santa Bárbara D’Oeste (SP) onde funciona o CAA, e no escritório da holding, na Avenida Faria Lima, na capital paulista. 

Encurtando distâncias entre pessoas e processos

As viagens rumo a Piracicaba, cidade atendida pela Aegea por meio da Parceria Público-Privada Mirante, e Holambra, onde estão instaladas as unidades da Águas de Holambra, diminuem distâncias e aproximam pessoas. 

“Durante a visita, me senti uma gota no rio de água doce e tenho certeza que o nosso trabalho, somando todas as gotas, faz a Aegea ser mais eficiente no processo de tratamento da água”, afirmou Randler Panhan, coordenador de Sistemas da Aegea, que trabalha no escritório da Faria Lima. “Compreendo melhor agora o quão digno e sustentável é o trabalho que fazemos, onde levamos qualidade de vida para cada casa atendida”, completa ele.

Senso de pertencimento e integração

Victoria Beatriz Bacin Costa, do setor de compras do CAA, a visita foi muito enriquecedora. “A experiência proporcionada pela empresa nos possibilitou conhecer o processo em sua totalidade, foi muito enriquecedor. Nossa percepção ficou mais clara e me sinto muito mais motivada. Foi maravilhoso ter a oportunidade de ver todas as etapas de perto! Tenho cada vez mais orgulho em trabalhar na Aegea”, afirma.

Para participar, é preciso fazer agendamento. “As viagens estão programadas até o final do ano e acontecem uma vez por mês, com 15 vagas para o CAA e 15 vagas para a holding. Vamos divulgar um comunicado mensal para que os colaboradores se inscrevam para participar”, explica Denise Galdino dos Santos, analista de RH da área de Gestão de Pessoas.
“A ideia surgiu da área de suprimentos e do Pilar de Gente, do CAA, em uma das reuniões do Comitê de Pessoas, que queriam entender melhor os processos de saneamento. A partir daí, desenvolvemos o projeto, pois sabemos que é importante para aumentar a integração e o senso de pertencimento, que são comportamentos desejados da cultura da Aegea”, conta Denise.

Pular para o conteúdo