14 de maio: o primeiro dia após a abolição representa o compromisso com a equidade racial

14 de maio: o primeiro dia após a abolição representa o compromisso com a equidade racial
Texto: Rosiney Bigattão

Mais do que um marco histórico, o 13 de maio representa o início de uma jornada por igualdade de direitos e oportunidades. A assinatura da Lei Áurea, em 1888, aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, mas não reparou os impactos profundos causados por séculos de exclusão, violência e desrespeito à população negra.

Por isso, o Respeito Dá o Tom, programa de diversidade e equidade da Aegea, adota o 14 de maio como símbolo do compromisso diário com a equidade racial. Uma data que representa o primeiro passo em direção a uma sociedade mais justa, plural e respeitosa com todas as pessoas.

“Entendemos que o 13 de maio de 1888 não libertou o povo negro, apenas oficializou milhões de pessoas deixadas à própria sorte, sem terra, sem direitos e sem voz. Foi um marco legal, mas não foi um ponto final, foi o início de uma longa e dolorosa caminhada por justiça racial, que se estende até os dias de hoje. Nesse sentido, o 14 de maio representa o verdadeiro começo da luta por equidade no Brasil”, pontua Keilla Martins, coordenadora do RDT.

Compromisso que se reflete em ações concretas

Keilla explica que o Programa RDT não romantiza marcos históricos. “Olhamos para eles com a seriedade e a responsabilidade que exigem. Sabemos que equidade não é concessão, é reparação. Por isso, assumimos diariamente o compromisso com ações concretas, capazes de enfrentar os dados, romper silêncios e corrigir desigualdades”, afirma.

O compromisso da Aegea com a diversidade e o respeito se traduz em práticas estruturadas, desenvolvidas em diferentes frentes da companhia:

  • É signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial, que integra o Protocolo ESG voltado à promoção da diversidade no setor empresarial;

  • Integra o Pacto Global da ONU, alinhando suas estratégias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);

  • Investe de forma permanente em ações de diversidade, equidade e inclusão por meio do programa Respeito Dá o Tom;

  • Apoia projetos sociais e culturais nas comunidades onde atua, fortalecendo os vínculos com os territórios atendidos;

  • Adota ações afirmativas internas, ampliando o acesso a oportunidades e contribuindo para a redução das desigualdades estruturais.

Reconhecimento, respeito e oportunidade

Por meio do Respeito Dá o Tom, a Aegea promove um ambiente de trabalho inclusivo, onde a escuta ativa, o reconhecimento das identidades e o combate ao racismo estruturam as relações profissionais.

No 13 de maio, a empresa homenageia a memória de quem enfrentou e resistiu à escravidão, celebrando também o legado cultural e a força dos descendentes que mantêm viva essa história. Ao mesmo tempo, reforça que a verdadeira liberdade exige igualdade de oportunidades, dignidade e respeito.

A mudança começa no compromisso

A Aegea entende que transformar a realidade passa pelo compromisso diário com a inclusão. Por isso, incentiva cada colaborador e colaboradora a fazer parte dessa construção, contribuindo com atitudes que gerem impacto positivo.

No dia 14 de maio e em todos os outros, a Aegea reafirma: o respeito dá o tom. E a mudança começa com cada pessoa.

“Acreditamos que a mudança começa em nós, mas se sustenta na coletividade. É com estratégia, mobilização e coragem que seguimos impulsionando transformações dentro e fora da Aegea, porque promover justiça racial é um dever contínuo e inegociável”, finaliza.