O Projeto Fonte Viva – Renascendo com a Água nasceu da vontade de transformar a realidade com soluções simples e acessíveis. Desenvolvido por dois jovens do Piauí durante a 5ª edição do Projeto Pioneiros, o sistema propõe o reaproveitamento da água de máquinas e tanquinhos de lavar roupa para uso em atividades domésticas e para o resfriamento de ambientes.
Além de sustentável, o projeto é inteligente e inclusivo, com potencial real de impacto em comunidades de baixa renda, ajudando a economizar água, reduzir o calor e promover bem-estar.
Do Pioneiros à FEBRACE: um caminho de conquistas
Após vencerem a etapa nacional do Pioneiros por uma das unidades da Aegea no Piauí, a Águas de Teresina, Wenner Batista da Silva e Andressa Maria dos Santos Sousa foram selecionados para apresentar o projeto na FEBRACE 2025 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela Escola Politécnica da USP, realizada entre 24 e 28 de março.
O evento, que reúne os projetos científicos mais promissores do país, reconheceu o Fonte Viva com sete prêmios e menções honrosas, incluindo o 2º lugar na categoria Ciências Agrárias, o Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e credenciais para a Genius Olympiad 2025, feira internacional que ocorrerá em Nova Iorque.
Inovação no saneamento: a força dos jovens
A solução criada pelos jovens funciona por meio de um sistema de captação automática da água de lavagens domésticas, que é armazenada em um reservatório e reaproveitada em diversas funções: lavagem de pisos, irrigação de plantas e até em descargas sanitárias.
Um diferencial inovador é o uso dessa água para resfriar ambientes por evaporação, com o bombeamento do recurso para o teto das residências. Assim, o projeto une sustentabilidade, conforto térmico e uso racional dos recursos hídricos em uma proposta que pode ser replicada em larga escala.
O poder transformador do Projeto Pioneiros
Desde 2019, o Projeto Pioneiros, desenvolvido por meio do Instituto Aegea, oferece a estudantes da rede pública uma imersão em temas como saneamento, sustentabilidade e inovação. Com o apoio de tutores voluntários das concessionárias, os participantes desenvolvem soluções práticas para problemas reais das suas comunidades.
Wenner e Andressa são exemplos desse impacto. Hoje, ambos atuam como Jovens Aprendizes na Aegea e continuam engajados em projetos de transformação social e ambiental. A tutoria do analista comercial Felipe Araújo, da Águas de Teresina, foi essencial para que a ideia se transformasse em um projeto reconhecido nacional e internacionalmente.
Um futuro que já começou
O sucesso do Fonte Viva mostra que a inovação sustentável está ao alcance de todos — basta oportunidade, orientação e iniciativa. A trajetória de Wenner e Andressa é motivo de orgulho para o Piauí e para toda a Aegea, e inspira uma nova geração de jovens a sonhar alto e agir localmente para mudar o mundo.
Prêmios e reconhecimentos
- Prêmio de reconhecimento, habilitando o Projeto para participar da Genius Olympiad em Nova Iorque (09 a 13 de junho de 2025).
- Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
- Mostra Nacional de Feira de Ciências 6ª edição, que acontecerá no mês de novembro de 2025 no Distrito Federal.
- Medalha Geral de reconhecimento da FEBRACE.
- Prêmio Destaque Eco21.eco.br: os estudantes e o tutor receberam certificados de reconhecimento e serão divulgados na revista em linguagem jornalística.
- Reconhecimento do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
- Prêmio Destaque Unidades da Federação.
Mais sobre os jovens
Wenner Batista da Silva é de Teresina, tem 18 anos e cursou Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática pelo Centro de Aprendizagem Carlos Novarese (CACN). Está como Jovem Aprendiz no setor de Serviços na Águas de Teresina desde abril de 2024.
Andressa Maria dos Santos Sousa também tem 18 anos. Nascida em Luzilândia, no interior do Piauí, fez o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática pela Unidade Escolar Professor Raimundo Portela. Atua como Jovem Aprendiz no setor de Atendimento ao Cliente da Aegea no Piauí.