Uma equipe formada 100% por mulheres. Esse é o novo time de agentes de saneamento básico que começou a trabalhar na Águas de Manaus na última semana.
As contratações integram um projeto que visa maior equidade entre os gêneros na empresa, com base na agenda ESG, sigla que rege o compromisso das concessionárias da Aegea em aumentar, cada vez mais, o seu quadro de mulheres, pessoas negras e indígenas.
O grupo de dez mulheres será dividido em duplas. Elas executarão serviços de fiscalização, além de religações, reparos, negociações, instalações de HD e recadastramentos, entre outras melhorias. Antes de iniciarem a atuação na rua, elas passaram por treinamentos teóricos e práticos.
Orgulho de fazer parte
As integrantes da nova equipe não escondem o orgulho de marcarem uma fase de maior inclusão nos serviços comerciais da empresa. “Eu falei na minha entrevista de emprego e repito que achei muito linda a ideia de implantar esse projeto. Somos capazes, e oportunidades como essa são a chance de mostrarmos o nosso valor”, afirma a agente Ketlen Guimarães.
Essa é a primeira experiência de Ketlen no saneamento básico, mas ela não está sozinha. Alana Lopes é outra agente que está iniciando no segmento.
“Precisamos sempre buscar conhecimento. É uma área nova, mas estou gostando porque agora consigo entender mais sobre abastecimento de água. É muito bom ter esse aprendizado e compreender como trabalhar com algo que você consome todos os dias”, destaca.
Compromissos para os próximos anos
Em 2022, a Aegea assumiu o compromisso de ampliar a participação feminina na liderança, aumentando a porcentagem de mulheres nos cargos de gestão para 45% até 2030.
A iniciativa reforça o compromisso da companhia em ir além, e o seu olhar para a contratação, formação e desenvolvimento de lideranças femininas, com base em oportunidades igualitárias.
A meta está vinculada a outras metas sociais e ambientais por meio da emissão de Sustainability-Linked Bonds, em uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil.
Uma empresa reconhecida por seus colaboradores
Na Águas de Manaus, o compromisso com a agenda ESG rendeu à concessionária, por três anos seguidos – 2020, 2021 e 2022 -, a premiação Lugares Incríveis para Trabalhar, organizada pelo portal UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA).“Estamos lidando com uma população plural e precisamos refletir isso também no nosso quadro de colaboradores. O diálogo constante com as equipes é uma das nossas marcas e estamos sempre pensando em novas formas de integrar os times”, sintetiza o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.